Brasil tem quase 30 milhões de trabalhadores autônomos, mostra o IBGE

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de trabalhadores autônomos chegou a 29,9 milhões em 2023. No entanto, apenas 9,9 milhões (33,3%) desses trabalhadores estavam registrados no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de autônomos registrados é o segundo maior da série histórica, atrás de 34,2% em 2022, mas bem acima dos 4,5% registrados em 2016.
A diferença entre os cadastros de pessoa jurídica de trabalhadores autônomos e os vinculados revela discrepâncias entre áreas e gêneros. Enquanto 84,6% das mulheres têm registro de CNPJ, apenas 79,3% dos homens possuem esse registro. Já entre os trabalhadores autônomos, esses percentuais não chegam a 30%, sendo 27% para as mulheres e 23,9% para os homens.
Essa diferença é justificada pelo nível de instrução do trabalhador. Entre os autônomos, a taxa de registro é de 11,2% para os que não têm instrução ou possuem apenas o ensino fundamental completo, chegando a quase 50% entre aqueles que concluíram o ensino superior. Já entre os empregadores, 91,5% têm ensino superior completo.
Segundo o analista da PNAD Contínua, William Kratochwill, o nível de educação é fundamental para analisar a pesquisa. Isso mostra que a escolaridade é um fator importante para o trabalhador se registrar no CNPJ, embora entre os autônomos esse percentual ainda seja bem inferior ao dos empregadores.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online