Fórum de Prefeitos debate melhorias para educação pública

O 1º Fórum de Prefeitos pela Educação, realizado nesta terça (25) e quarta-feira (26), no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), teve como foco principal a apresentação de estratégias inovadoras para fortalecer a educação pública, aumentar a arrecadação por meio do ICMS educacional e melhorar o desempenho das escolas nas avaliações nacionais. Durante o evento, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, anunciou a criação de uma secretaria adjunta que será responsável por atender exclusivamente às demandas dos municípios, inclusive com suporte on-line.
“A nova secretaria adjunta será encarregada de toda a gestão entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as prefeituras, promovendo uma maior aproximação. O objetivo principal é discutir como podemos melhorar os indicadores educacionais, especialmente dentro do Programa Internacional de Mestrado para Gestores (IMPM)”, destacou Leonardo Bustolin, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).
O deputado estadual Adenilson Rocha (PSDB) enfatizou a importância do fórum, organizado em parceria entre a Seduc e a AMM. “Este evento é extremamente relevante, pois trata diretamente dos interesses dos municípios junto à Seduc. Mato Grosso é um estado extenso e muitas decisões acabam centralizadas na capital. Com a criação da secretaria adjunta, estaremos criando canais diretos para discutir questões que realmente impactam os municípios”, explicou Rocha.
O deputado também ressaltou que o fórum servirá para melhorar e fortalecer a infraestrutura educacional em diversas cidades. “Melhorar os indicadores educacionais trará mais recursos para os municípios. Precisamos sair do discurso político e focar na prática, superando os desafios. O governo tem investido em educação, mas é hora de avançar não só na infraestrutura física, mas também no aprimoramento do conhecimento, para que os alunos obtenham uma educação de qualidade”, afirmou.
Durante o evento, os prefeitos receberam orientações sobre como aumentar a arrecadação com o ICMS educacional e preparar suas redes municipais para a próxima edição do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), prevista para outubro. Alan Porto destacou que o objetivo do governo com o fórum é divulgar propostas e fortalecer o regime de colaboração entre estado e municípios.
“O governo estadual redefiniu as responsabilidades. A educação infantil e o ensino do 1º ao 5º ano são de competência dos municípios. Além disso, temos diversos programas voltados para a alfabetização e o fortalecimento dos anos iniciais, como o Alfabetiza Mato Grosso e o Muxirum, que visam alfabetizar jovens, adultos e crianças até o segundo ano do ensino fundamental. Também temos iniciativas voltadas para o investimento em creches”, explicou o secretário.
Porto anunciou durante o fórum a assinatura de um edital no valor de 40 milhões de reais para 2025, destinado à retomada da construção de creches. “Este fórum também serve para apresentar os investimentos que estamos fazendo em tecnologia, construção, recomposição de aprendizagem e o ICMS Educacional”, acrescentou.
Os participantes também receberam informações técnicas sobre diversos programas da Seduc, como o Educação Conectada, o Programa Saúde na Escola e o Transporte Escolar.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online