Inscrições abertas para capacitação do Domicílio Judicial Eletrônico para entidades públicas
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) disponibilizou treinamento gratuito para representantes de órgãos públicos sobre o Domicílio Judicial Eletrônico, ferramenta que centraliza as comunicações processuais enviadas pelos tribunais brasileiros.
O uso do Domicílio Judicial Eletrônico tornou-se obrigatório para garantir maior eficiência e segurança no recebimento de intimações e citações. De acordo com a Resolução CNJ n. 455/2022, o cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico é obrigatório para a União, Estados, Distrito Federal, Municípios, entidades da administração direta e indireta e empresas públicas e privadas, para o acompanhamento e recebimento de citações, intimações e demais comunicações processuais.
O curso habilita representantes de entidades públicas a utilizarem essa tecnologia, otimizando processos e facilitando a comunicação com o Judiciário.
Com carga horária total de 2 horas, é oferecido em modo autoinstrucional pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud).
Estrutura do curso
A capacitação é dividida em quatro módulos. Os(as) cursistas aprenderão desde os primeiros passos no sistema e a legislação correlata até ações práticas, como cadastro de pessoa jurídica, consulta e acesso às comunicações processuais e integração ao sistema.
As aulas são direcionadas a representantes de qualquer entidade pública no Brasil, mas o acesso ao curso é aberto ao público geral. Não é necessário conhecimento prévio para participar. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve alcançar, pelo menos, 70% de acertos no teste final e preencher o formulário de avaliação do curso.
Para acessar a plataforma moodle do Ceajud, é necessário seguir as etapas descritas abaixo:
Acessar o link https://www.cnj.jus.br/eadcnj/;
Clicar em “criar um conta”;
Preencher o cadastro e clicar em “criar minha conta”;
Acessar o mesmo link indicado acima com o CPF e a senha cadastrados; e
Buscar o curso desejado na “categoria de cursos” ou acessar diretamente com o link do curso.
Outras capacitações do Domicílio Judicial Eletrônico
O CNJ, por meio do Programa Justiça 4.0, promove cursos sobre o Domicílio Judicial Eletrônico desde 2024. Atualmente, além de entidades públicas, há capacitações para entidades privadas e para advogados e representantes. Em breve, será ofertado o curso para pessoas físicas.
Saiba mais na página de capacitações
Assista ao vídeo para saber mais
Fonte:
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online