SES capacita servidores da saúde para atuarem como doutores palhaços

O ambiente de um hospital ou consultório médico pode parecer pouco atraente, mas existe um grupo de profissionais dedicados a trazer mais alegria aos pacientes que ali se encontram: os médicos-palhaços. Nesta quarta-feira (24.07), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) concluiu a formação de oito profissionais do Hospital Estadual Santa Casa para atuarem como médicos-palhaços junto às equipes da unidade.
Essa é a oitava turma a realizar a capacitação que faz parte do projeto “Saúde com Alegria: Médicos-Palhaços no Estado de Mato Grosso”, idealizado pela Superintendência de Atenção à Saúde da SES e realizado pela Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde.
O treinamento começou em maio e durou quatro meses. Foram realizados quatro módulos, cada um com 16 horas de aula, mensalmente, totalizando 64 horas de capacitação. O projeto já conta com 91 médicos-palhaços em Mato Grosso.
O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, afirmou que a iniciativa melhora o ambiente hospitalar, trazendo bem-estar e alegria aos pacientes. Ele parabenizou todos os profissionais envolvidos nesta formação, que agora estão aptos a tornar o ambiente hospitalar mais leve e divertido.
Cada módulo teve um objetivo específico na construção e preparação dos profissionais, com exercícios de expressão corporal e facial, percepção cognitiva e propriocepção dos espaços, para que eles percebam todos os sinais do ambiente.
Pamela de Souza, servidora administrativa do Hospital Estadual Santa Casa, que agora é a Doutora Girafina, contou que desde o anúncio do curso se interessou em fazer parte da trupe de médicos-palhaços, pois acredita que a humanização é necessária em todos os lugares e que os médicos-palhaços podem levar alegria e amor aos pacientes e colaboradores.
O superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, explicou que a ideia do projeto é trazer alegria e conforto aos pacientes, familiares e equipe hospitalar, proporcionando um ambiente mais acolhedor. As interações promovidas pelos médicos-palhaços ajudam a aliviar o estresse, a ansiedade e a dor, melhorando o estado emocional dos pacientes e potencialmente acelerando a recuperação.
Os médicos-palhaços são servidores capacitados na arte da palhaçaria, que atuam em hospitais e unidades de saúde com o objetivo de levar alegria e conforto a pacientes, acompanhantes e servidores. Suas atividades visam a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina, para auxiliar no bem-estar físico e emocional dos pacientes.
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online